Como manter uma dieta saudável na praia?

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Durante as férias, é comum que as refeições não sejam tão balanceadas quando estamos em uma rotina. Porém, nessa época do ano, é importante continuar consumindo alimentos saudáveis para manter o bom funcionamento do organismo. Além disso, manter a dieta saudável ajuda a manter o bronzeado por muito mais tempo.

Não é fake news!

Por isso, caso você vá passar uns dias na praia, evite trocar uma alimentação saudável por petiscos e outras refeições vendidas na orla da praia. Muitas vezes, a procedência desses alimentos é duvidosa, sem contar que a maior parte das opções à beira-mar tem baixo teor nutricional.

Fazer um planejamento alimentar antes de viajar é um bom método de sobreviver às tentações na praia e controlar a fome. Uma sugestão é, por exemplo, levar comidas frias em uma bolsa térmica. Assim, a qualidade é mantida e você se alimenta de forma saudável e gostosa.

Sanduíches, saladas, frutas e castanhas são refeições rápidas e fáceis que podem ser levadas para a praia. Varie o cardápio para evitar que você se enjoe e procure opções não-saudáveis.

Alimentos para manter uma dieta saudável na praia

Para te ajudar a manter uma boa rotina durante as férias na praia, eis uma lista com alimentos ideais para cada objetivo de verão – além de, claro, serem essenciais para manter a dieta em dia!

Se você deseja aumentar sua produção de melanina…

… invista em alimentos como brócolis, tomate e aveia. Eles são fonte de vitaminas A e E, que auxiliam no aumento da produção de melanina, responsável por pigmentar a pele.

Se você quer manter o bronzeado…

… coloque na sua alimentação cenoura, beterraba e batata doce. Ricos em betacaroteno, esses alimentos têm propriedades que dão um “up” no bronzeado, aumentam a saciedade e fortalecem o sistema imunológico.

Agora, se você quiser hidratação…

… não se esqueça de beber bastante água e consumir alimentos que hidratem o corpo. A ingestão de líquidos regula a temperatura, auxilia na eliminação de toxinas e evita a desidratação, ocorrência muito comum em dias quentes.

O consumo de água é insubstituível, mas alimentos compostos principalmente por ela, como pepino e melancia, podem ajudar a manter o corpo hidratado.

Cuidado com as bebidas alcoólicas

Água, chá gelado, sucos e água de coco são opções saudáveis e seguras para consumo durante a estadia na praia. A água de coco, por exemplo, é rica em nutrientes e tem poucas calorias, além de ser fonte de potássio, substância que ajuda na reposição de minerais após a realização de atividades físicas.

Já se você não dispensa um bom drink ou cerveja gelada, o consumo moderado é permitido, mas requer atenção redobrada. Além de ser um facilitador da desidratação, o consumo de álcool geralmente é acompanhado de petiscos. Esse tipo de alimento é rico em sal, o que provoca o aumento dos níveis de sódio no corpo e favorece a formação de cálculos renais.

Assim, para balancear as necessidades, para cada ml de álcool ingerido é indispensável o consumo de, pelo menos, duas vezes a mesma quantidade de água. E não se esqueça: se beber, não dirija!

 

É claro que, no período de férias, ninguém vai ficar anotando em quantas jacas você pisou. Permita-se alguns deslizes, se eles forem a exceção, e não a regra. Sempre que puder, evite alimentos fritos ou gordurosos e nem pense em exagerar no álcool.

Quer saber como manter uma dieta saudável não só no verão, mas durante o ano todo? Estou aqui pra te ajudar! Agende sua consulta e venha bater um papo sobre o assunto.

 

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