Alimentação e estrias: qual é a relação?

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O surgimento de estrias, seja nas pernas, seios, barriga ou bumbum, acaba incomodando a maioria das pessoas. Embora seja um processo natural do corpo e da pele, elas podem ser evitadas com uma rotina de alimentação saudável.

As estrias são cicatrizes que surgem quando ocorre a destruição das fibras colágenas e elásticas, responsáveis pela elasticidade e sustentação da pele. Elas se formam nas áreas onde a distensão da pele é mais propensa, como quadris, coxas, nádegas e mamas.

Esse tipo de fibra suporta apenas um determinado limite. Quando ultrapassado, acaba sendo esticado de forma excessiva e, como consequência, as estrias aparecem – em pessoas de qualquer gênero e idade.

Geralmente, as lesões aparecem em indivíduos que sofrem com o chamado efeito sanfona, ou seja, um ganho ou perda de peso de forma rápida. Além disso, pode surgir com o excesso de exercícios, uso de corticoide, crescimento acelerado na adolescência e pele ressecada.

As estrias apresentam diferentes tonalidades. Quando a estria está vermelha significa que o rompimento dos capilares sanguíneos é recente, então o tratamento será ainda mais eficaz, visto que a capacidade de regeneração é bem alta.

Já as estrias roxas ainda possuem solução, pois estão em uma fase intermediária. E, por último, as estrias brancas não tem uma capacidade de regeneração muito boa. Isso acontece quando o local não recebe a devida irrigação sanguínea, gerando uma cicatriz na pele.

Nutrientes que auxiliam no combate as estrias

Alguns nutrientes, presentes em diversos alimentos, podem ajudar a evitar o surgimento de estrias. Aqui está uma lista para te ajudar a incluir essas substâncias em seu dia a dia:

Vitamina C

A vitamina C ajuda na produção de colágeno, substância importante para sustentar a pele e prevenir estrias.

Essa vitamina pode ser encontrada nas frutas cítricas, como laranja, limão e acerola. É ideal consumir a versão orgânica desses alimentos e buscar ingerir de forma natural para, assim, manter as propriedades nutricionais.

Vitamina A

Responsável pela formação celular, a vitamina A é essencial para auxiliar no processo de rejuvenescimento da pele. Pode ser encontrada em alimentos como o ovo, espinafre, couve e batata doce.

É recomendado que seu consumo seja feito de forma mais natural e com baixo teor calórico. No caso de legumes, é indicado que seja feito no vapor, para conservar todas as propriedades.

Vitamina E

A vitamina E tem propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Além disso, ajuda na cicatrização e firmeza da pele. Ela pode ser encontrada nas amêndoas e óleos vegetais.

No caso das amêndoas, o consumo pode ser feito em pequenas porções durante os intervalos entre grandes refeições ou ser incluídas em saladas. Já o óleo vegetal pode substituir o óleo de soja na cozinha.

Hábitos saudáveis para além da alimentação

Além de incluir uma alimentação em sua rotina, é preciso colocar outros hábitos em prática para prevenir estrias.

Por isso, veja algumas coisas que não podem ficar de fora da sua rotina:

  • Beba bastante água para manter o funcionamento correto do organismo e a pele hidratada. É importante que seja ingerido, pelo menos, dois litros por dia;
  • Evite consumir doces e alimentos muito gordurosos. Eles dificultam a absorção dos nutrientes e agridem a pele, facilitando o surgimento de estrias;
  • Busque um dermatologista. Ele irá recomendar os produtos ideais para a sua pele. Além do cheiro agradável, os cremes e óleos ajudam a hidratar e prevenir as estrias;
  • Pratique exercícios físicos. Além de ajudar a manter a vitalidade e elasticidade da pele, a atividade também previne as celulites.

Ainda não existe nenhum remédio milagroso para acabar com as estrias de forma definitiva, mas existem cuidados que podem te ajudar a melhorar o aspecto da pele, como é o caso de uma boa alimentação.

Quer saber como inserir alguns desses alimentos à sua rotina e evitar as estrias? Estou à disposição para te ajudar a cumprir suas metas alimentares! Agende sua consulta e venha bater um papo comigo.

 

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