A presença constante de acne no rosto é um problema comum. E, para amenizá-lo, existem vários tratamentos dermatológicos, estéticos e cosméticos. Contudo, muitas vezes, a gente nem se dá conta do que, de fato, pode inibir tais problemas cutâneos: uma boa alimentação.
Se há uma alimentação inadequada, as espinhas e cravos podem continuar aparecendo. Nesse sentido, deve-se atentar à dieta, mantendo uma rotina alimentar equilibrada, repleta de nutrientes que possam contribuir com a saúde da pele.
Além disso, é importante excluir da dieta os alimentos que possam aumentar a oleosidade cutânea.
Alimentos para ajudar no tratamento da acne
A inclusão de alguns alimentos “positivos” no tratamento dermatológico pode ser um grande passo para manter a pele saudável e livre de acne. Alimentos ricos em gorduras boas, por exemplo, ajudam na atividade anti-inflamatória.
Veja alguns exemplos de substâncias que só vão te fazer bem:
Ômega-3
A sardinha e o salmão são peixes que contém ômega-3, ácido graxo com propriedades anti-inflamatórias. Ele age como inibidor de mediadores inflamatórios, ajuda a prevenir as espinhas e cravos e mantém a pele saudável. Além dos peixes, a substância também pode ser encontrada na linhaça e na chia.
Zinco
O zinco é super importante para manter a pele saudável. Ele combate o envelhecimento precoce e é eficaz para muitos problemas na pele. Uma de suas funções é estimular o trabalho dos glóbulos brancos do sangue e, assim, agir no processo de defesa do organismo em casos de agressões à pele, como as feridas.
Sem a presença do zinco, a produção de sebo é bem maior, deixando a pele mais oleosa. Por isso, quem sofre com acne pode se beneficiar com a ingestão de alimentos como castanhas, cereais e grãos.
Vitamina A
A vitamina A também é indispensável à sáude do corpo e da pele. Ela reduz o crescimento de células que ajudam a obstruir os folículos em que o sebo é produzido.
Em outras palavras, a vitamina A atrapalha o crescimento da bactéria causadora da acne e deixa a pele saudável. Ela pode ser encontrada em alimentos como couve, abóbora, espinafre e cenoura.
Selênio
O selênio é um mineral que colabora na diminuição da acne na pele e previne o envelhecimento ao aumentar a produção de colágeno. Ele pode ser encontrado nas oleaginosas, como as nozes.
Fibras alimentares
As fibras alimentares são importantes para regular o sistema intestinal e controlar o índice glicêmico da dieta. Tal índice influencia a produção de sebo na pele. E, por isso, alimentos com muitas fibras podem ajudar no controle da oleosidade e da acne.
Aposte na couve, cenoura, beterraba e brócolis como aliados em seu tratamento.
Água
Além dos alimentos, a ingestão de água também é imprescindível para a saúde. Ela ajuda a limpar o organismo e eliminar toxinas e impurezas que podem se transformar em acne.
Além disso, a água ajuda a deixar a pele mais jovial, contribuindo com a renovação do colágeno.
O que evitar?
Assim como existem alimentos que ajudam na prevenção da acne, existem outros que atrapalham – e, por isso, devem ser evitados. Ricos em açúcar e gordura, são alimentos hiperglicêmicos e insulinêmicos, como frituras, doces e refrigerantes.
Uma alimentação com muitas gorduras e carboidratos simples pode fazer com que as glândulas sebáceas aumentem sua capacidade de produção, fazendo com que os poros fiquem obstruídos e facilitando o aparecimento da acne.
Por isso, para controlar a acne e manter a pele saudável, atente-se ao que você coloca no prato, e não apenas na prateleira de dermocosméticos.
Quer saber mais sobre os benefícios de alguns alimentos para o corpo e para a pele? Acesse nosso blog para mais conteúdos!