Você já deve ter ouvido falar da tapioca, ingrediente indispensável da culinária nordestina. Versátil e saborosa, a tapioca é a opção perfeita para quem busca uma rotina alimentar saudável e cheia de energia.
Feita a partir da goma de mandioca, a tapioca tem como ponto positivo caber em qualquer receita, incluindo recheios salgados e doces. Por ser um alimento prático, muita gente prefere consumir a tapioca no lugar de outros alimentos – como o pão, por exemplo.
Mas além do sabor, e da facilidade de fazer, quais são os outros benefícios que a tapioca oferece?
Do que é feito a tapioca?
A tapioca existe graças à mandioca, aipim ou macaxeira – dependendo de onde você mora. Brincadeiras à parte, o alimento é feito da goma de mandioca hidratada, e sua textura é enfarinhada.
É muito comum peneirar e adicionar uma pitada de sal antes de consumir a tapioca. Depois, é só colocar a farinha na frigideira e esperar que a pasta ganhe forma. Além disso, a tapioca não leva um pingo de óleo ou gordura durante o preparo.
Graças à sua versatilidade, a tapioca pode ser consumida durante qualquer hora do dia. Assim, pode fazer parte tanto do seu café da manhã quanto dos lanches da tarde ou noite – além de servir, também, como sobremesa.
Benefícios da tapioca na rotina alimentar
Seja acompanhada de ingredientes salgados ou doces, a tapioca pode ser uma opção muito saudável para a rotina alimentar. Além de ser um alimento de simples preparo, e muito saboroso, a tapioca oferece inúmeras vantagens ao funcionamento do corpo.
Vamos ver quais?
Fortalecimento dos ossos
É normal que, com o passar do tempo, a densidade mineral óssea diminua. Quando isso acontece, os ossos ficam enfraquecidos e podem surgir problemas, como a osteoporose e perda da flexibilidade. Por isso, quanto mais cálcio você consumir, melhor.
E, nesse sentido, a tapioca é uma ótima opção. Nela você encontra esse nutriente, responsável pelo desenvolvimento, fortalecimento e proteção dos ossos.
Livre de glúten
Um ponto positivo da tapioca é que ela não possui gliadina, proteína encontrada no glúten. Tal proteína, quando não digerida corretamente, causa uma reação imunológica intestinal, resultando em um processo inflamatório crônico.
Por ser glúten free, a tapioca pode ser tranquilamente consumida por pessoas que têm intolerância ao componente.
Fonte rica de vitamina K
Além do cálcio, a tapioca é fonte rica de vitamina K. Esse nutriente beneficia diversos mecanismos do cérebro e elimina seus radicais livres, o que diminui as chances de desenvolvimento do Alzheimer, por exemplo.
Ganho de peso saudável
A tapioca pode ser consumida com recheios salgados e doces. Dependendo da forma como você a consome, ela vira uma excelente aliada no ganho de peso saudável.
Por conter alto teor de carboidratos, a tapioca pode ser adicionada na rotina alimentar sem que você tenha que se preocupar com as gorduras ruins – aquelas que colaboram na elevação das taxas de colesterol.
Fonte de ferro
O número de nutrientes que a tapioca oferece é enorme e, dentre eles, destacamos o ferro. Trata-se de um mineral importantíssimo para o bom funcionamento do organismo, sendo um dos principais responsáveis pela produção dos glóbulos vermelhos do sangue.
Presentes na tapioca, ferro e o cobre – outro nutriente essencial para o corpo – ajudam na produção das células vermelhas, impedindo que doenças sanguíneas, como a anemia, se desenvolvam.
Controle da pressão arterial
Na tapioca também é possível encontrar potássio, um mineral essencial para o organismo. Entre seus benefícios, o potássio é um vasodilatador, ou seja, age diminuindo a tensão entre os vasos sanguíneos.
Por isso, a tapioca é uma ótima alternativa para diminuir a pressão no coração e melhorar o fluxo do sangue no corpo, reduzindo a chance de ocorrência de ataques cardíacos ou acidentes vasculares cerebrais.
Como você pode ver, a tapioca é completíssima para dar sabor e saúde à rotina alimentar. Todavia, é preciso que sua inclusão na dieta seja correta, para evitar problemas com o aumento de glicose e colesterol.
Quer saber mais sobre os benefícios de manter uma boa rotina alimentar? Acesse nosso blog ou agende sua consulta para um atendimento personalizado!