Smoothie de frutas: como fazer?

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smoothie de frutas

Você já ouviu falar em smoothie de frutas? A bebida, cada vez mais famosa por aqui, é uma opção muito saborosa e nutritiva para adicionar na sua rotina alimentar.

O smoothie é uma bebida refrescante feita à base de frutas – e pode ser complementada com leite integral, leite de amêndoas ou de coco, iogurte, suco ou até sorvete (mas sem exagero, hein!).

Assim, o smoothie se torna a combinação perfeita de vários alimentos nutritivos – o que é ótimo para manter o organismo em bom funcionamento.

Quer inovar na alimentação com uma opção que seja leve, cremosa, saborosa e nutritiva? O smoothie é a resposta!

A onda do smoothie

Os smoothies já conquistaram um lugar no cronograma de alimentação de diversas pessoas. Com a rotina de estudos, trabalho e treino, é uma boa complementar a alimentação com alimentos saudáveis e práticos – já que, às vezes, é difícil encontrar tempo para lanches mais elaborados.

Podemos dizer que o smoothie é uma bebida mais “encorpada” do que um suco, já que a maioria das receitas conta com dois ingredientes principais: uma fruta ou legume e um tipo de líquido.

Não existe uma regra que determine qual líquido é o melhor, já que isso vai depender de cada caso e, também, do gosto particular de cada um. Dentre as principais sugestões estão suco natural de frutas ou vegetais, leite, iogurte natural ou até mesmo água. Sendo assim, a consistência do seu smoothie vai variar de acordo com o acompanhamento escolhido.

Sobre a multiplicidade de ingredientes, existem diversas combinações que podem compor a sua bebida. O smoothie de frutas, por exemplo, tem o sabor natural dos próprios frutos. Já o smoothie verde conta com a combinação de vegetais escuros, como a couve e o espinafre.

A bebida pode servir como suprimento de vitaminas e nutrientes, de maneira natural, para melhorar o funcionamento do organismo. Da mesma forma, pode ser feita para virar uma sobremesa, natural, saborosa e nutritiva.

É importante não se esquecer de acrescentar gelo, já que ele é o responsável por dar refrescância para o smoothie. Frutas congeladas  também dão conta do recado.

Diferença entre o smoothie de frutas e o suco natural

É comum que algumas pessoas confundam o smoothie com um suco natural, já que ambos são bebidas feitas à base de frutas. Todavia, o que diferencia os dois é o fato de que os smoothies são feitos com a mistura de alimentos naturais inteiros, enquanto o suco é feito com o líquido extraído deles.

Sendo assim, os smoothies podem garantir mais benefícios nutricionais – uma vez que contam com a fruta por inteiro. Além de conter tanto açúcar quanto os sucos,  a bebida pode ser uma excelente opção para quem busca uma digestão mais leve e fluida.

Como fazer um smoothie?

O principal objetivo do smoothie é possibilitar o consumo íntegro dos nutrientes presentes nos seus ingredientes. Por esse motivo, é importante que as frutas e legumes estejam em ótima qualidade.

Não se esqueça também de higienizar todos os alimentos utilizados no processo de preparação do seu smoothie – principalmente agora, durante a pandemia de coronavírus.

O modo de preparo é o mesmo, o que varia são os ingredientes que você irá utilizar em cada receita. Veja a que separei para você:

Smoothie de frutas vermelhas com banana

A banana é fonte rica de potássio e, dentre seus inúmeros benefícios, a banana impede cãibras musculares frequentes, fornece energia e força muscular.

Portanto, para a receita de smoothie de frutas vermelhas com banana, você vai precisar de:

1 banana;

1 xícara de frutas vermelhas congeladas – nesse caso, pode ser morango, framboesa, amora, cereja ou outras de sua preferência;

1/2 xícara de iogurte natural;

Mel, caso você queira dar adocicar a bebida naturalmente;

Gelo.

O modo de preparo é simples.

Corte a banana em pedaços, retire as frutas e o gelo do congelador e adicione tudo em um liquidificador – juntamente do iogurte natural e do mel. Bata a mistura, coloque em um copo e beba em seguida.

Viu como é fácil? A receita é super prática e pode ser feita em questão de minutos – sendo o suficiente para fazer um lanche nutritivo sempre que faltar tempo.

Quer conhecer mais receitas nutritivas para adicionar na sua rotina alimentar? Acesse o nosso blog e confira alguns conteúdos!

 

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