6 alimentos para aumentar a imunidade das crianças

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alimentação das crianças

Os pais que desejam aumentar a imunidade das crianças e ofertar uma alimentação saudável enfrentam um super desafio: conquistar o paladar exigente o público mirim.

Nessa hora, criam diversas estratégias mirabolantes, prometem prêmios e recompensas para que as crianças, ao menos, experimentem novos alimentos. Mas, nem sempre essas estratégias dão certo, não é mesmo?

Além de pouco eficientes, elas também não são sustentáveis; afinal de contas, condicionam a alimentação saudável a uma recompensa.

Por que os alimentos ajudam a aumentar a imunidade das crianças?

É importante enxergar e ensinar para as crianças que uma alimentação funcional fortalece o organismo e pode trazer uma série de benefícios, como amenizar alguns sintomas de doenças pré-existentes ou evitar que outras possam surgir em decorrência dos excessos e má qualidade dos alimentos da dieta.

Um estudo divulgado no site do Ministério da Saúde aponta que 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos no Brasil estão obesas. A chance de que elas levem essa condição para a vida adulta, e desenvolvam doenças associadas, é considerável.

A dica para criar uma relação prazerosa das crianças com uma dieta rica em nutrientes, portanto, é apresentar os alimentos com diferentes preparos – e sem “esconder” o que está no prato. Só assim eles vão perceber, e apreciar, o que estão comendo.

Em outras palavras, é preciso conhecer sabores e aprender a gostar de cada um deles. Então, aqui vão algumas opções para inserir no cardápio infantil.

Espinafre

Verduras de cor verde-escura, como o espinafre e a couve, são compostas de um nutriente que ajuda na formação dos glóbulos brancos, o ácido fólico.

É bom lembrar que os glóbulos brancos nossas células de defesa do organismo e, fortalecendo esse time, o corpo estará mais preparado para combater doenças.

A vantagem do espinafre é que ele não tem um gosto muito marcante, pode ser preparado com ovos ou em um suflê com queijo – combinações que costumam agradar as crianças.

O ácido fólico também está presente no feijão e carne de fígado, que são opções igualmente deliciosas!

Acerola

Frutas cítricas são ricas em vitamina C. Laranja, acerola, kiwi, dentre outras opções, têm concentração maior de vitamina C, que ajuda a aumentar a resistência do organismo.

Além do suco tradicional, você também pode usá-las como base para um smoothie de frutas e aproveitar todas as suas propriedades antioxidantes. Com certeza toda a família vai curtir!

Tomate

O tomate é uma fruta que normalmente é bem aceita entre as crianças. Fazer um molho encorpado e natural para espaguete misturando alho e cebola triturados é sucesso entre os pequenos.

Rico em vitamina C, o tomate fortalece o sistema imunológico no combate a inflamações e infecções.

Brócolis

Outro alimento de cor verde-escura que é rico em ácido fólico e, portanto, vai ajudar na formação dos glóbulos brancos do sangue, é o brócolis.

Fazer o brócolis no vapor e triturar no arroz deixa a refeição mais colorida. Outra opção é o preparo no forno, gratinado com queijo.

A ideia não é esconder o sabor do alimento, mas apresentá-lo de diferentes maneiras, para que a criança não fique resistente.

Castanhas

As oleaginosas, em geral, são ricas em vitamina E que têm propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que são essenciais para o fortalecimento do sistema imunológico.

Mas, além disso, a vitamina E também contribui para a eliminação dos radicais livres no processo metabólico.

É importante, no entanto, oferecer castanhas, nozes, amêndoas e outras oleaginosas com moderação, misturadas com grãos e frutas ressecadas, por exemplo.

Grão-de-bico

O grão-de-bico é rico em zinco, que atua no fortalecimento do sistema nervoso e imunológico. Também ajuda na integração das proteínas corporais, na cicatrização e até mesmo no crescimento das crianças.

Existem várias formas de preparar o grão-de-bico, indo desde uma salada básica, pasta para tacos ou mesmo hambúrgueres, que sempre agradam ao paladar mirim.

O preparo desses alimentos pode ajudar bastante para que as crianças experimentem e gostem dos seus sabores. Por isso, se você já está reformulando a lista do supermercado para incluir os alimentos que aumentem a imunidade das crianças – e de toda a família – não se esqueça de balancear nutrientes na dieta.

 

Quer saber mais sobre isso? Então descubra neste artigo se a ingestão contínua do mesmo nutriente diminui ou anula seus efeitos na sua saúde.

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