Café da manhã para emagrecer?

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café da manhã

Comumente, procurando perder medidas, muitas pessoas optam por pular o café da manhã com a crença de que

menos uma refeição = menos calorias ingeridas.

Contudo, na verdade, contar com essa refeição é fundamental para quem quer emagrecer e manter uma vida saudável.

É fato que a restrição de calorias é muito importante no processo de redução de medidas, mas a alimentação adequada, feita na quantidade e na qualidade dos alimentos, é um fator ainda mais decisivo para um emagrecimento duradouro, seguro e com saúde.

Nesse sentido, o café da manhã é essencial, pois está associado à diminuição da fome nas refeições ao longo do dia e isso reduz o risco de se alimentar com excesso no almoço ou no lanche da tarde, por exemplo.

Por que o café da manhã é importante?

O café da manhã afeta em um detalhe importante, denominado termogênese induzida pela dieta (TID).

A TID é definida como o aumento no gasto energético acima dos níveis basais em jejum, dividido pelo conteúdo energético do alimento ingerido. Sua importância se dá por ter papel ativo na manutenção da obesidade.

Quando comparada ao jantar, a termogênese induzida pela dieta é 2,5 vezes maior no café da manhã.

Outro aspecto importante dessa refeição é que, se bem feita, você fica com maior sensação de saciedade, ou seja, sente bem menos fome e pode, inclusive, diminuir o vício em açúcar – pontos essenciais para se manter na dieta.

Tudo isso para dizer que, se você comer bem na parte da manhã, irá gastar mais energia para metabolizar a comida, restringindo as calorias consumidas diariamente.

Quais alimentos consumir pela manhã

Os alimentos adequados para consumir pela manhã variam de pessoa para pessoa, exigindo o acompanhamento de um nutrólogo; afinal, cada indivíduo tem um metabolismo diferente.

Além disso, a escolha dos alimentos também vai depender do objetivo que a pessoa tem com a dieta.

Ainda assim, de forma geral, podemos citar alguns alimentos bem nutritivos e saudáveis que são ótima pedida para essa refeição:

  • Sucos de frutas naturais;
  • Frutas frescas;
  • Queijos brancos;
  • Pães e cereais integrais;
  • Iogurtes de baixas calorias.

Se você costuma pular o café da manhã por falta de apetite, ou porque acredita que irá emagrecer, está na hora de começar a incluir essa refeição na rotina.

E, para aqueles que não tinham tempo de se sentar à mesa e tomar um bom café da manhã, aproveite para tornar isso um novo hábito durante essa quarentena.

Conte conosco para continuar em busca de uma vida mais saudável, continue navegando pelo nosso blog e confira outras dicas.

 

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