A ansiedade é caracterizada por preocupações excessivas e medos de situações cotidianas. Ela pode causar aceleração dos batimentos cardíacos, dificuldade em controlar a respiração, sudorese e sensação de cansaço.
Em entrevista à Associação Brasileira de Nutrição (Asbran), o professor de psiquiatria e psicologia médica da Universidade de Valência e membro do comitê executivo da Sociedade Internacional para a Pesquisa em Psiquiatria Nutricional, Vicent Balanzá, afirmou que “(…)as intervenções com dieta e nutrição podem ser eficazes para corrigir a inflamação também nas doenças psiquiátricas e, em geral, para melhorar o prognóstico das pessoas que as sofrem. No final das contas, a divisão entre cérebro-mente e corpo não tem fundamento científico”.
“A carência de nutrientes essenciais tem repercussões ao cérebro das pessoas em geral. Assim, o déficit de algumas vitaminas, como o folato e a vitamina B12, se relaciona com um estado de ânimo depressivo e com a deterioração cognitiva”, explicou.
Cientistas observaram que uma ingestão menor de alimentos densos em nutrientes e uma maior de comida pouco saudável se associa a um menor volume do hipocampo esquerdo, de acordo com um trabalho publicado na BMC Medicine, em 2015.
Logo, alimentos ricos em magnésio, vitaminas, minerais diversos, aminoácidos e ácidos graxos essenciais ajudam a combater as consequências negativas do estresse e na produção da serotonina, hormônio responsável pelo prazer e bem-estar.
Alimentos que podem ser incluídos na sua dieta:
- Bananas são ricas em triptofano, responsável pela serotonina, neurotransmissor que regula o sono, humor, apetite e a sensação de prazer e bem-estar.
- Carboidratos integrais, como pães, arroz, aveia, feijão, massas, batata, mel, jabuticaba, uva, maçã, elevam o nível de açúcar no sangue, o que ajuda a ter mais energia e disposição.
- Leites, ovos e derivados magros são fontes de triptofano e aumentam o hormônio da felicidade. É recomendado consumir de 2 a 3 porções por dia.
- Chocolate 70% cacau é rico em flavonoides, auxiliando na redução da sensação de ansiedade. O recomendado são 30 gramas de chocolate por dia.
- Carnes e peixes são a melhor fonte natural de triptofano e B3, além do aminoácido taurina, substância que aumenta a disponibilidade de um neurotransmissor chamado GABA, que o organismo usa para controlar fisiologicamente a ansiedade.
- Espinafre e folhas verdes contém ácido fólico, que é uma potente vitamina antidepressiva natural. Ele combate a ansiedade, pois quando está em baixas concentrações no organismo também diminui os níveis cerebrais de serotonina.
Evite
Apesar de produzirem rápidos momentos de prazer, alimentos ricos em gordura e industrializados não são saudáveis. Evite refrigerantes, salgadinhos e frituras. O carboidrato fino (arroz branco, macarrão, bolachas, pão branco) e o açúcar também não são boas opções.