5 alimentos que podem atrapalhar seu plano alimentar

93
A foto mostra um pão integral com algumas fatias cortadas, sobre uma tábua, numa mesa de café da manhã.

Ter uma rotina saudável colabora para todas as áreas da nossa vida, como na prevenção de doenças, redução da fadiga e aumento da produtividade.

Por isso, cada vez mais, as pessoas estão em busca de melhorar os hábitos alimentares e incluir a atividade física no dia a dia.

A foto mostra uma tigela com creme de açaí e morangos picados por cima.Alimentação saudável

Segundo uma pesquisa realizada pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), oito em cada dez brasileiros se esforçam para ter uma alimentação saudável. Mas de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 90% dos brasileiros não se alimentam de forma saudável.

Na busca de alimentos saudáveis, as pessoas podem acabar se enganando com aquela barrinha de cereal zero açúcar, o peito de peru fatiado, o iogurte diet ou o biscoito integral. Será mesmo que eles são as opções de alimentos corretos para sua dieta?

O primeiro passo é entender que alimentos industrializados, que ganham os rótulos de “FIT”, “DIET” e “zero açúcar”, nem sempre são realmente uma boa opção.

Pelo contrário, na maioria das vezes você está consumindo produtos que são “Falsos saudáveis”. Por isso, leia com atenção a composição do que você irá comprar.

A foto foi feita focando em uma mão de uma pessoa branca segurando uma barrinha de cereal aberta. Ao fundo, está um vale, com montanhas.A famosa barrinha de cereal

Você pode pensar que consumir uma barra de cereal durante o lanche da tarde é um hábito saudável. Mas, muitas delas possuem altos índices de açúcar e gordura.

Os conservantes usados também podem prejudicar a sua absorção de vitaminas A e D, colaborando para o desenvolvimento de doenças como urticária e dermatite.

Ao comprar sua barrinha, se atente aos ingredientes e confira se todos eles são realmente bons para o organismo. Escolha as opções com maiores taxas de cereais integrais ou castanhas.

Peito de peru

“Agora, só como uma fatia de peito de peru no café da manhã”, quem aí espalhou para as amigas que estava de dieta comendo só peito e peru?

Esse é um alimento rico em sódio e outros aditivos, como corantes e conservantes. Só com duas fatias você consome, aproximadamente, 500g de sódio.

Que tal reduzir o consumo de embutidos e optar por alternativas mais naturais?

A foto mostra um pão integral com algumas fatias cortadas, sobre uma tábua, numa mesa de café da manhã.Pão integral

É uma boa opção para quem deseja continuar comendo o pãozinho tão amado, mas é preciso ligar o alerta quanto às opções que estão no mercado.

Algumas delas recebem o nome de integral e, na verdade, possuem maior quantidade de farinha branca do que integral na composição. Por isso, leia o rótulo e prefira aqueles em que a farinha integral aparece no topo da lista de ingredientes.

Molhos prontos para salada

Você preparou aquela salada cheia de verduras fresquinhas e quando foi temperar usou aquele molho pronto que comprou no supermercado? Normalmente, esses molhos possuem grandes quantidades de sódio, além de conservantes, corantes e outros aditivos artificiais.

Eu sempre digo que a melhor opção para uma salada bem temperada são os temperos naturais. Use limão, azeite extra virgem e ervas frescas.

Açaí

Por último, o mais amado entre pessoas que praticam atividade física. Pois é, ele não é tão saudável assim. A polpa congelada, vendida na maioria das cidades, possui alta quantidade de xarope de glicose e guaraná, para que o alimento fique com sabor doce.

Ou seja, a fruta em si, que é um alimento saudável, rica em antioxidantes, ferro e fibras, com alto valor energético e ação anti-inflamatória, passa a ser um alimento com concentrações de açúcar e alto valor calórico.Para consumir, busque versões mais naturais.

Agora, quando for ao supermercado, analise bem a composição dos alimentos que estão sendo comprados para não afetar o seu plano alimentar, atrapalhando o seu desempenho e chegada no objetivo final.

O que achou desse post? Quer saber mais dicas como essa? Siga o meu perfil no Instagram, sempre falo sobre alimentação saudável por lá.

Deixe uma resposta