Como cuidar da alimentação na menopausa

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A foto mostra uma mulher (branca, loira, mais velha e usando óculos) em pé, olhando para a tela de um laptop sob uma bancada e ao lado um copo de leite.

 

Esse é um acontecimento natural na vida das mulheres entre os 45 e os 55 anos de idade. É o final do período reprodutivo, quando os ovários param de produzir hormônios femininos.

Sintomas da menopausa

Não há um período exato de quando ela vai acontecer, mas seus sintomas iniciais da menopausa, são:

  • Redução da intensidade e duração da menstruação.
  • Irregularidade dos ciclos menstruais.
  • Ondas de calor.
  • Pele seca.
  • Alterações de humor.
  • Insônia.
  • Redução da capacidade de concentração.
  • Diminuição da libido.

Com a diminuição do metabolismo e as alterações hormonais, o corpo fica mais suscetível a desenvolver doenças metabólicas, cardiovasculares e aumento de peso. Por isso, a dúvida constante entre as mulheres é se a menopausa engorda.

Nesse período, a mulher pode engordar e perder uma parte significativa de massa muscular e óssea. Por isso, é importante ter maiores cuidados com a alimentação na menopausa, para garantir o bom funcionamento do organismo e a redução desses sintomas.

A alimentação balanceada deve começar antes mesmo da menopausa e continuar após as transformações, combinada com hábitos saudáveis. Procure criar uma rotina que inclua a prática de exercícios físicos.

A foto mostra uma mulher magra, mais velha e de cabelos curtos grisalhos cortando alimentos em uma bancada de cozinha.Como cuidar dos sintomas

Para minimizar os efeitos da menopausa e ter melhor qualidade de vida, insira alimentos ricos em cálcio, soja e antioxidantes na sua dieta. Não se esqueça de beber muita água e consumir uma grande variedade de frutas, verduras e leguminosas.

Você pode fazer também um tratamento para reposição hormonal, pensado para reduzir esses efeitos. Porém, sua recomendação deve ser feita por um profissional especializado e após a avaliação do seu quadro.

Para ter uma melhor qualidade de vida durante esse período, minha dica é ter um acompanhamento com ginecologista, nutrólogo e psicólogo. Será muito mais fácil identificar o que pode te ajudar nessa transição.

Cinco alimentos para aliviar o sintomas da menopausa:

Como disse anteriormente, a alimentação é o diferencial para uma melhor qualidade de vida durante a menopausa. O consumo de determinados alimentos podem te ajudar nisso:

  • SojaA foto mostra uma mulher branca cadeirante, se alimentando de frutas, próxima à uma mesa de madeira. Ela está de costas, tem cabelo curto e está picando um abacate.
    Ela vai atuar contribuindo para reposição natural dos hormônios, minimizando ondas de calor, ganho de peso ou perda de elasticidade cutânea. Além disso, auxilia a evitar o ressecamento da pele.
  • Salmão e linhaça
    São alimentos fontes de ômega 3, excelentes para controlar os níveis de colesterol. Contribuem também para redução das ondas de calor e, inclusive, na prevenção de transtornos depressivos e cognitivos.
  • Banana
    Rica em triptofano, ela vai auxiliar na produção adequada de serotonina, hormônio responsável pela memória, sono e controle do apetite.
  • Leite desnatado e queijo branco

São alimentos ricos em nutrientes e vão evitar a perda de cálcio.

  • Vitamina C: morango, laranja, pimentão, mamão e goiaba
    São alimentos que vão fortalecer o sistema imunológico, facilitar a cicatrização e permitir a melhor absorção de colágeno.

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