A pele é o maior órgão do corpo humano, responsável pela separação entre o meio externo e todos os nossos órgãos internos. Logo, é um erro pensar que cuidar da pele é menos importante do que do resto do corpo.
Para além da proteção, as funções sensoriais, imunológicas e bioquímicas da pele influenciam na nossa saúde e bem-estar. Existem diversos nutrientes fundamentais à integridade e capacidade de regeneração da nossa pele. Entre eles: vitaminas A, E, C, D, carotenóides, oligoelementos, selênio, zinco, cobre e o mineral magnésio.
Algumas das principais reclamações mais comuns de problemas na região cutânea são o surgimento de celulites, estrias, acnes ou alergias repentinas. Vamos entender um pouco mais sobre os fatores que originam cada um desses problemas.

Celulites e estrias
As celulites surgem a partir de uma alteração no tecido gorduroso da pele, que ocorre por conta de toxinas não drenadas corretamente pelo corpo e que acabam acumuladas na corrente sanguínea. Essas substâncias, geralmente, vêm de alimentos gordurosos, além de problemas circulatórios, fazendo com que o sangue ganhe mais viscosidade. Isso é ruim ao sistema circulatório, resultando em compressão das células nervosas e afetando o tecido subcutâneo. O processo inflamatório acaba criando nódulos e leva ao surgimento das ondulações. Alterações hormonais e estresse também deflagram o aparecimento de celulites e estrias.
Especificamente, as estrias surgem quando as fibras de colágeno, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele, se rompem e formam cicatrizes. Por isso, na fase de crescimento, gravidez ou quando a pessoa engorda e emagrece diversas vezes, a pele sofre estiramento rápido e não se adapta à nova forma em tempo hábil, o que provoca a ruptura de algumas fibras.
Em ambos os casos, a alimentação pode interferir, potencializando ou prevenindo a ocorrência dos problemas. O consumo exagerado de gorduras e carboidratos simples, como açúcares e doces, aumenta a síntese e o acúmulo de gordura, propiciando o surgimento de celulite. Da mesma forma, o efeito sanfona é, em grande parte, o responsável pela ocorrência de estrias. Tomar pouca água e abusar do sal são hábitos que também dificultam a troca de líquidos no organismo, favorecendo a retenção de resíduos tóxicos e provocando os dois problemas.

O surgimento de acne
São diversos os fatores que podem desencadear acne em adultos, entre eles a alimentação. Alimentos industrializados e ultraprocessados são os principais vilões da aparência da pele, pois contêm altos níveis de corantes, aromatizantes e, principalmente, açúcares que inflamam as células.
Doces, tortas, balas e bolos aumentam os níveis de açúcares no sangue e contribuem para o surgimento de espinhas, rugas e flacidez. Leite de vaca e seus derivados, se consumidos em excesso, também desregulam a produção do sebo natural e, consequentemente, causam espinhas e cravos. É importante ressaltar que o consumo desses alimentos não é proibido, mas deve ser feito de maneira restrita.
Uma forma de compensar tais efeitos no organismo é o consumo de alimentos que possuem ação anti-inflamatória, como os ricos em ômega 3 e minerais, como sardinhas e atum. Além de frutas e verduras de cor amarela, por conterem betacaroteno, uma substância rica em antioxidantes. O consumo de dois litros de água diariamente, também é fundamental porque elimina toxinas e impurezas que estão no organismo.
A pele é o nosso cartão de visita, mas não adianta cuidar dela somente de fora para dentro. Ela reflete uma série de processos internos físicos e psicológicos. Para ter uma pele saudável, é fundamental cuidar da saúde do corpo como um todo.
Você pensa na sua pele de dentro para fora? Se precisar de suporte, conte comigo!