O emagrecimento, seja por fatores estéticos ou questões de saúde, faz parte da lista de objetivos de muitos brasileiros. Segundo uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há cerca de 61,7% de brasileiros com sobrepeso.
Contudo, a preocupação com a saúde vem crescendo ao longo do tempo e é sempre importante a orientação de um profissional para instruir a forma correta para realizar o processo de reeducação alimentar ou atividades físicas. É recorrente, também, que alguns pacientes encontrem dificuldade para a perda de peso, o que pode gerar não só uma frustração, como desencadear distúrbios alimentares mais graves.
Ainda que muito comum, as raízes da dificuldade em perder peso podem ser diversas. Aqui, vou listar algumas que percebo serem as mais recorrentes entre os pacientes que chegam em meu consultório.
Estilo de vida
Dentre os principais motivos para encontrar uma certa dificuldade na hora de perder peso, está o estilo de vida. Mas não só sob a perspectiva da alimentação e atividades físicas. Outros hábitos podem influenciar no funcionamento geral do corpo e interferirem, como, por exemplo, não beber água, comer muito antes de dormir ou dormir pouco.
Sono
Comer muito e consumir alimentos gordurosos antes de dormir, pode, além de influenciar na qualidade do sono, alterar o seu metabolismo, fazendo com que ele fique mais lento, o que atrapalha na perda e no ganho de peso. No que tange a qualidade do sono, é importante dormir entre 8h e 9h por noite, pois durante o sono são produzidos maiores quantidades dos hormônios GH e leptina, que estimulam o ganho de massa muscular, acelerando o aumento do metabolismo e da queima de gorduras.
Hidratação
A hidratação também ajuda no metabolismo e na queima de calorias, transportando nutrientes e oxigênio para manter as funções das células e funcionamento do intestino, além de ajudar na digestão dos alimentos.
Corpo e mente

O funcionamento do corpo e mente estão diretamente relacionados a fatores como depressão e ansiedade, por exemplo, podendo interferir diretamente no processo de perda de peso do paciente. As disfunções hormonais desencadeadas por problemas de saúde mental, como o excesso de cortisol, alteram as funções metabólicas, dificultando a perda de peso.
Desequilíbrio hormonal
Quando abordamos as questões hormonais como um todo, o assunto requer uma atenção maior, para além das questões mentais. Problemas na tireoide também geram desequilíbrios hormonais, que são reguladores dos gastos energéticos e temperatura corporal.
O mais importante, quando abordamos o assunto emagrecimento e dificuldade para perder peso, é buscar o acompanhamento de profissionais sérios e de sua confiança. Somente após exames e avaliações físicas criteriosas, o profissional conseguirá saber qual a melhor maneira para um emagrecimento saudável e duradouro. E, em caso de quaisquer dificuldades, eles saberão identificar qual origem do problema e a maneira correta de tratá-lo.
Você encontra problemas para emagrecer?