Como a alimentação pode te proporcionar uma boa saúde mental

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Foto: Thesomegirl / Canva

Provavelmente em algum momento da vida você escutou a seguinte frase: “você é o que come”, certo? E, sim, é verdade! Já é sabido que a alimentação pode causar impactos, positivos ou negativos, à saúde.

A comida, quando ingerida e processada pelo organismo, afeta diretamente o cérebro, a cognição e o estado emocional. Manter uma alimentação balanceada e saudável, com a proporção certa de nutrientes, pode ajudar a controlar as emoções e melhorar as funções cerebrais.

Uma dieta cheia de alimentos ultraprocessados, com excesso de açúcar e farinha branca, por exemplo, tem efeito inflamatório. Se uma pessoa já estiver sob alguma inflamação crônica, por exemplo, isso pode desencadear transtornos mentais.

Diversas pesquisas, como as publicadas na Nutrition Reviews, apontam que pessoas que usufruem de uma alimentação balanceada, rica em frutas, legumes, grãos e carnes magras, podem reduzir em 16% o risco de transtornos mentais, como a depressão e ansiedade.

Manter uma rotina alimentar que contempla a quantidade certa de vitaminas, minerais, óleos e gorduras saudáveis faz com o organismo funcione bem e, consequentemente, a atividade cerebral fique equilibrada.

Alimentos que ajudam numa melhora nos quadros de transtornos mentais

Foto: Mumininan / Canva
  • Iogurte: produtos fermentados auxiliam a preservar a saúde intestinal que, por sua vez, tem ligação direta com o bom funcionamento do cérebro.

  • Aveia: fonte de magnésio, o alimento estimula o equilíbrio eletrolítico e a saúde do sistema nervoso central.

  • Semente de abóbora: rica em magnésio e zinco, auxilia no equilíbrio das alterações de humor.

Acompanhamento especializado

Para além do que o alimento pode proporcionar à saúde, sem acompanhamento especializado, o resultado pode não ser tão satisfatório. É importante ressaltar a necessidade de tratamento psicológico para pessoas que têm algum tipo de transtorno ou distúrbio.

Cuidar da mente e manter o corpo em movimento é essencial para preservar a saúde e viver bem. Lembre-se que tudo depende de um conjunto de ações: ter uma alimentação saudável e balanceada, praticar atividades físicas, cuidar da saúde mental e manter os exames em dia.

Se você sente que precisar alterar hábitos, ou que não está se sentindo bem, entre em contato comigo e agende uma consulta. Juntos poderemos entender o que é melhor para você!

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